justificação do valor científico
Trata-se de um afloramento em que é possível observar directa e ininterruptamente:
a) duas séries diferentes de Carbonífero que se encontram separadas por discordância angular,
b) a caixa de falha resultante do cavalgamento do Anticlinal de Valongo sobre a Bacia Carbonífera do Douro, sendo visíveis indicadores cinemáticos (estruturas sigma) nas camadas do Silúrico.
Relativamente ao Carbonífero:
c) a série inferior, da qual é possível analisar parte da sequência sedimentar, apresenta deformação tectónica compatível com estruturas da 3ª fase do ciclo varisco, encontrando-se essas estruturas com um estilo e padrão de deformação que sugere, fortemente, a respectiva deformação a actuar sobre rochas sedimentares que se encontrariam ainda não totalmente consolidadas, pelo que o regime frágil da deformação não se manifesta de forma evidente, esta série, pode ser o equivalente autóctone do afloramento de Ervedosa, o qual se encontra datado do Asturiano (Vestefaliano D), no entanto, para tal confirmação (ou não) é necessário efectuar trabalho que possibilite a datação precisa, dado que a ocorrência de macrofósseis é rara e, até à data, os poucos macrofósseis encontrados apenas permitem a datação como Carbonífero.
d) a série superior, apresenta exactamente o mesmo registo sedimentológico reconhecido por Pinto de Jesus (2001) para a Bacia Carbonífera do Douro, para além desse aspecto, as características de molasso são bem evidentes e estão de acordo com uma fácies proximal do fecho da Bacia Carbonífera do Douro no sector Norte da mesma. O registo sedimentológico permite distinguir claramente, da base para o topo, a existência de um leque aluvial com predominância debris-flow, litofácies lacustres/palustres, litofácies resultantes de um sistema fluvial entrançado (tipo braided), litofácies resultantes de sistemas palustres/lacustres e a aferição da duplicação da série que evidencia características sedimentológicas (litologia dos clastos, sobretudo) denunciando a maior proximidade das Formações estruturadas no flanco inverso do Anticlinal de Valongo.
Contacto com o Anticlinal de Valongo
e) a série superior do Carbonífero (pertencente à Bacia Carbonífera do Douro) a que nos referimos é truncada pelos terrenos do Silúrico estruturados no flanco inverso do Anticlinal de Valongo, encontrando-se indicadores cinemáticos (sobretudo deformação de nódulos siliciosos) que permitem avaliar e, eventualmente, quantificar (estudos ainda não realizados) a componente cavalgante do Anticlinal de Valongo sobre a Bacia Carbonífera do Douro.
Outros valores patrimoniais científicos
f) no estudo do registo sedimentar e respectiva migração pode ser aplicada a análise dos elementos arquitecturais de Miall,
g) existem clastos com granulometria elevada (blocos) de granito cuja caracterização e determinação de proveniência são de suma importância para a geologia regional, o mesmo relativamente às diversas e enorme variedade de litologias noutros clastos presentes,
h) os níveis de debris-flow (mudflow) encontram-se bem posicionados para a caracterização das fácies aluviais,
i) no sistema fluvial entrançado (tipo braided) é possível determinar a perenidade ou efemeridade dos canais fluviais, através da configuração, da geometria e dos cocientes entre as larguras dos leitos e as profundidades dos mesmos,
j) determinação e cronologia relativa das fases de deformação do ciclo varisco que actuaram sobre as diferentes séries de carbonífero, por um lado, e, por outro lado, sobre o Silúrico do Anticlinal de Valongo.
Bibliografia principal sobre o local:
Pinto de Jesus, A., 2001. Génese e Evolução da Bacia Carbonífera do Douro (Estefaniano C inferior, NW de Portugal), Um Modelo. 2 Vols, Texto 232 pp., 4 anexos, Atlas 71pp. Universidade do Porto. (Tese de Doutoramento).
Pinto de Jesus, A. & Lemos de Sousa, M.J., 1998b. Notas sobre o Afloramento Carbonífero de Sete Casais (Sector NW do Sulco Carbonífero Dúrico-Beirão). In: H.I.Chaminé, A.Guerner Dias, M.A.Ribeiro & F.Sodré Borges, Coords, 4ª Conferência Anual GGET98, Porto, 1998, Resumos Alargados. GEOlogos, Porto, 2: 157-162.
Outras referências bibliográficas:
Incluídas nas referências da bibliografia principal
Outros valores e sua justificação
Elevado valor educativo dada a facilidade de acesso e a existência de transportes públicos com paragens muito próximas do local.
Acresce ainda que o arruamento praticamente não tem trânsito, possibilitando uma maior segurança e serenidade nas observações e estudos a efectuar.