Geossítios
GEO

Caldeirão Corvo

justificação do valor científico

O Caldeirão corresponde a uma caldeira de colapso, com 2,3 x 1,9 km de dimensão e uma profundidade máxima da ordem de 305 metros, implantada no topo do vulcão centrado poligenético silicioso da Ilha do Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago.
O seu interior é ocupado por alguns cones de escórias e de salpicos de lava (spatter) e por uma lagoa. A caldeira apresenta vertentes evoluídas, suavizadas, na sequência dos inúmeros e constantes movimentos de massa que aí ocorrem. A parte mais oriental do bordo original da caldeira não existe actualmente, tendo sido desmantelado pela intensa erosão marinha que afecta todo este flanco do edifício vulcânico, constituído maioritariamente por materiais vulcânicos piroclásticos (e.g. escórias e tufos surtseianos).

(ZBYZEWSKI ET AL., 1967, BENHAMOU E LEMARCHAND, 1984, NUNES ET AL., 2004b, SRAM, 2005, SRAM/UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 2005, LIMA, 2007)

Outros valores e sua justificação

Possui valor estético/paisagístico e educativo e constitui local de elevado interesse turístico, constituindo o mais importante ponto de visitação da ilha.