justificação do valor científico
• Local com diversidade de elementos de interesse geológico: depósitos eólicos (areias), rizoconcreções, fósseis de gastrópodes pulmonados, ossos e fragmentos de ovos de ave, paleotopografia/estrutura (indicadora de vários episódios de deposição), carbonatação pedogenética, pedogénese calcária (2 fácies, uma maciça e outra pulverulenta).
• As carbonatações são as mais importantes na ilha.
• Areias eólicas formadas por três tipos de grãos: inorgânicos (litoclastos provenientes da desagregação das rochas vulcânicas e mineroclastos constituídos por grãos de minerais) e de origem orgânica ou bioclastos (fragmentos de conchas de lamelibranquios, de gastrópdodes, de equinodermes, briozoários, ostracodos, foraminíferos, algas calcárias, etc).
• Areias de origem marinha e acumulação subaérea, comprovadas, pela estrutura do depósito, pela presença significativa de fósseis de gastrópodes terrestres (pulmonados), cujas espécies foram descritas por Wollaston (1878) e Silva (1957), ossos de ave e cascas de ovos.
• Vulnerabilidade elevada para as rizoconcreções e fósseis de gastrópodes terrestres, os quais podem ser danificadas ou recolhidos por “colecionadores” pois são facilmente acessíveis por se encontrarem junto da estrada.
• Importante significado paleoambiental.
Outros valores e sua justificação
Geossítio de elevado valor eductivo (observação de arenitos eólicos com conteúdo fossilífero e um dos poucos afloramentos de rochas sedimentares detríticas finas com boa acessibilidade) e científico (pelo seu significado paleoambiental). Os depósitos eólicos da Piedade, para além do seu interesse particular, localizam-se na proximidade de outros sítios de interesse geológico e geomorfológico, como os cones vulcânicos e derrames lávicos associados sobre os quais assenta, a praia de areia da Prainha, o cone da Srª da Piedade, e o conjunto da Ponta de S. Lourenço. Pode integrar um percurso geoturístico englobando um número importante de locais de interesse geológico e geomorfológico.
A sua vulnerabilidade advém da muito fácil acessibilidade (à beira da estrada) que pode levar à degradação dos afloramentos e do seu conteúdo paleontológico.