justificação do valor científico
A Fajã Grande e Fajãzinha, localizadas na costa Oeste da ilha das Flores, encontram-se delimitadas do plateau central da ilha por uma alta arriba fóssil, com desnível da ordem dos 300 metros.
Esta arriba fóssil está capeada por grandes quedas de água, com especial destaque para a da Ribeira Grande, que se despenha num salto de cerca de 300 metros, existindo na sua base diversos poços de água e uma lagoa: a Lagoa das Patas.
A Fajã Grande e Fajãzinha são fajãs lávicas parcialmente cobertas por sedimentos aluvionares e detritos coluvionares provenientes da escarpa que as delimita ou trazidos pelas variadas linhas de água que lá desaguam. A Ponta da Fajã, localizada a Norte das anteriores, constitui-se por sucessivos desmoronamentos da imponente escarpa que lhe é adjacente.
Existem, ainda, cascalheira de praias que se estendem entre o porto da Fajã Grande e a Ponta da Fajã.
(ZBYZEWSKY ET AL., 1968, MORISSEAU E TRAINEAU, 1985,AZEVEDO, 1998, AZEVEDO, 2005)
Outros valores e sua justificação
Possui um elevado valor estético/paisagístico e constitui um local de interesse turístico, sobretudo em termos de turismo de natureza (e.g. percursos pedestres) e turismo rural. Esta zona é, ainda, um importante local em termos ecológicos.