Geossítios
GEO

Falhas normais sin-sedimentares na base da Bacia Lusitaniana

justificação do valor científico

Trata-se de um afloramento único no País, pela profusão de falhas sinsedimentares afectando unidades do Triásico, pela dimensão da sua exposição e pela possibilidade de efectuar estudos relacionados com a cinemática da Bacia Lusitaniana nas primeiras fase distensivas.
A estes atributos acresce um outro que é o de evidenciar inúmeros estilos na geometria das falhas e, sobretudo, uma grande variedades de tipos de terminações de falhas sinsedimentares, portanto afectando por vezes unidades não completamente litificadas. Do ponto de vista da análise estrutural o afloramento é, portanto extremamente relevante, mesmo a nível internacional.
É também possível efectuar, como em nenhum outro afloramento, uma interpretação dinâmica da bacia associada à Formação que ali aflora, integrada no grupo de Silves.
Acesso directo, mas protegido, no interior da cidade de Coimbra.

Outros valores e sua justificação

Valor educativo relevante, sobretudo para alunos do ensino superior.
Algum valor estético dada a grandiosidade do corte, as cores vivas das unidades e o seu contraste com a encosta onde se encontra talhado, encimada por um pequeno bosque. Para Este permite uma vista, num primeiro “contacto”, com o Maciço Hespérico, que limita a este a Bacia Lusitaniana