justificação do valor científico
O grupo de ilhéus no qual se inclui a ilha da Berlenga tem sido interpretado como o topo de um horst que forma parte da complexa geometria da Bacia Lusitânica, pertencente ao soco Varisco. Kullberg et al. (2006) consideram o horst das Berlengas o limite ocidental da Bacia Lusitânica, separando-a de uma bacia externa assimétrica situada na zona do talude continental actual. A Berlenga é um planalto relativamente arredondado constituído por um granito biotítico de grão médio a grosseiro, com raros megacristaios de feldspato potássico de coloração alaranjada. O granito exibe aspectos de alteração particularmente caracterizada pela aquisição de uma coloração avermelhada, acompanhada da moscovitização da biotite e albitização dos feldspatos.
A ilha é frequentemente cortada por veios de barite, de espessura centimétrica, e por diques decimétricos de composição e características semelhantes às do granito principal mas de granulometria mais fina e, por vezes, micrograníticos, igualmente de cor avermelhada.
Idades concordantes U-Pb em monazite e zircão proporcionaram uma concórdia de 307±0.8 Ma, valor interpretado como representando a intrusão do granito que constitui o grupo oriental de ilhas do arquipélago (Valverde-Vaquero et.al., 2010).
Bibliografia
Camarate França, J., Zbyszewski, G., Moitinho de Almeida, F. 1960. Carta Geológica de Portugal na Escala 1/50000 e Notícia Explicativa da Folha 26-C Peniche. Serviços Geológicos de Portugal. 33 pp.
Kullberg, J.C., Rocha, R.B., Soares, A.F, Rey, J., Terrinha, P., Callapez, P., Martins, L. 2006. A Bacia Lusitaniana: Estratigrafia, Paleogeografia e Tectónica. In: Dias, R., Araújo, A., Terrinha, P.e Kullberg, J. (Eds). Geologia de Portugal no Contexto da Ibéria. Universidade de Évora, 317-368.
Romão, J.M. 2009. Património geológico no litoral de Peniche: geomonumentos a valorizar e divulgar. Geonovas, 22 (em preparação).
Valverde-Vaquero, P., Ribeiro, M.L., González Clavijo, E., Diez Montes, A., Bento dos Santos, T. 2010. Idades preliminares U-Pb das rochas ígneas das Ilhas Berlengas (Portugal). VIII Congresso Nacional de Geologia (em preparação).
Outros valores e sua justificação
Educativo, cultural, paisagístico, geoturístico, sócio-económico