Geossítios
GEO

Monte Brasil

justificação do valor científico

O Monte Brasil é um cone de tufos surtseiano, formado por uma erupção vulcânica basáltica submarina em águas pouco profundas, encontrando-se actualmente parcialmente erodido pela acção do mar e ligado à Ilha Terceira por um istmo. O tufo do Monte Brasil evidencia características típicas deste tipo de depósito, designadamente uma estratificação nítida (por vezes entrecruzada) e diversas figuras de carga.
Na Baía do Fanal, adjacente ao limite Oeste do referido istmo, e nas arribas da Baía de Angra, Canta Galo e Castelinho (do lado Este), estão patentes interessantes sequências estratigráficas, que incluem escoadas basálticas pahoehoe na base e depósitos pomíticos de queda e de fluxo (incluindo do “ignimbrito de Angra”) entre estas escoadas e os depósitos hidromagmáticos (e.g. tufo) do Monte Brasil, que constituem o topo das arribas.

(XAVIER, 1988, RODRIGUES, 2002, LIMA, 2007)

Outros valores e sua justificação

Para além do valor estético/paisagístico e educativo, este local evidencia um elevado interesse cultural e turístico, designadamente como ponto de observação da cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO.
Acresce, o seu valor histórico, designadamente pela presença de fortificação e muralha Espanholas, construídas em blocos de tufo do Monte Brasil.