justificação do valor científico
O edifício vulcânico centrado silicioso com caldeira do Pico Alto ocupa a parte centro-norte da Ilha Terceira e corresponde ao vulcão poligenético mais recente da ilha, de orografia muito acidentada.
As paredes da caldeira de colapso do vulcão do Pico Alto são visíveis actualmente apenas na Rocha do Juncal (sob a forma de uma imponente escarpa traquítica), na Serra do Labaçal e na Caldeira da Agualva, na medida em que a depressão encontra-se quase totalmente preenchida por um importante aglomerado de domos e de espessas escoadas traquíticas (coulées), designado de Biscoito da Ferraria e que no seu conjunto inclui mais de 50 centros eruptivos de natureza siliciosa.
Neste vulcão, principalmente nos sectores Norte e Este, distinguem-se diversos alinhamentos de domos/coulées com orientação NNW-SSE a ENE-WSW, como o alinhamento do Biscoito Rachado, na sua maioria associados a erupções de idade holocénica, como é o caso da do Pico das Pardelas.
(RODRIGUES, 2002, FRANÇA, ET AL., 2003, NUNES ET AL., 2004b, SRAM, 2005, NUNES, ET AL., 2006, PIMENTEL, 2006, LIMA, 2007)
Outros valores e sua justificação
Possui um elevado valor estético/paisagístico e educativo e constitui local de elevado interesse turístico, sobretudo no que diz respeito a actividades de turismo de natureza (e.g. percursos pedestres)