Geossítios
GEO

Planalto de Couce

justificação do valor científico

Área na parte central da Serra do Gerês, onde ocorrem o mais importante circo glaciário da serra (Cocões de Coucelinho), o mais importante conjunto de moreias (laterais e frontais) e de lagos glaciários (dos quais se destaca a lagoa do Marinho) e microgeoformas de abrasão (polimentos e estrias nas superfícies graníticas).

Bibliografia:
Carvalho G.S.; Nunes J.L. (1981). A problemática dos índices glaciários quaternários nas serras do Gerês e Peneda. Cuadernos do Laboratório Xeolóxico de Laxe, 5, 289-295.

Coudé-Gaussen G. (1979). Les Serras da Peneda et do Gerês (Minho-Portugal) - Formes et formations d\'origine froide en milieu granitique. Thèse 3eme Cycle, Paris, 607 p.

Ferreira, A.B., Vidal Romani, J. R., Zêzere, J. L.; Rodrigues, M. L. (1999). A Glaciação Plistocénica da Serra do Gerês. Relatório 37, Centro de Estudos Geográficos, Lisboa, 150 p.

Pereira P.; Pereira D.I. (2009). Geomorfologia glaciária e periglaciária em Portugal. Contributo para a inventariação do património geológico português. Publicações da Associação Portuguesa de Geomorfólogos 6, 279-284.