Geossítios
GEO

Sequência carbonífera de Algeriz

justificação do valor científico

O corte de Algeriz, situado na EN 1694, entre Vila Nova de Monsarros e Parada, permite seguir a sequência carbonífera de forma praticamente contínua desde a base até ao topo, facilitando assim a identificação e caracterização das 3 unidades que a constituem: Inferior, Intermédia e Superior. Neste corte, é possível observar ainda os contactos do Carbónico com as formações adjacentes e a estrutura em sinclinal.
A boa exposição dos afloramentos e a facilidade dos acessos permite:
-­ Identificar as litologias características de cada uma das unidades da sequência carbonífera,
-­ Comparar as três unidades em termos litológicos,
-­ Observar estruturas sedimentares e fósseis,
-­ Inferir, com base nas observações, as condições de transporte e sedimentação da sequência,
-­ Caracterizar os contactos da bacia carbonífera e inferir a sua estrutura.

Referências
Gonçalves, R. (2001). O Carbónico da Região do Buçaco – Aplicações Didácticas. Dissertação de Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia. Universidade de Aveiro, 154 pp.
Gonçalves, R., Valle Aguado, B. & Azevedo, M.R. (2006) – Carbónico Continental do Buçaco. Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia, Univ. de Aveiro, Livro Guia de Campo (ISBN: 972-789-198-6), p. 151-164.

Outros valores e sua justificação

Elevado valor educativo desde o ensino básico até ao universitário. Pode ser também usado em acções de divulgação dirigidas ao público geral.
A efectividade educativa já foi testada em saídas de campo efectuadas com alunos do Ensino Secundário, em aulas de campo com alunos universitários, em Congressos de Ensino da Geologia e nas actividades de Geologia no Verão no âmbito do programa Ciência Viva.
O valor educativo do local reside, essencialmente, em dois aspectos: 
- Permite ilustrar métodos de obtenção, análise e integração de dados de campo,
- Aplicar esses métodos e reconstituir a história geológica da bacia carbonífera, abordando de forma integrada conceitos de petrologia, estratigrafia, paleontologia, sedimentologia e geologia estrutural.